sexta-feira, 25 de março de 2011

TRIBUNA ABERTA


 DEMOCRACIA: 
 Uma questão de ilusão social

Por Arichon Angelo.
arichonlegis@hotmail.com 
Vamos fazer de conta que a democracia existe e que o capitalismo veio para dar condições de vida mais digna e mais justa para as pessoas. Que os políticos e os partidos políticos existem para defender e buscar conquistas para esta sociedade. Que as instituições públicas e privadas em seus diversos segmentos são frutos de um pensamento coletivo em busca do social e de sua manutenção.

Agora tentemos justificar o motivo de uma dessas intituições citadas, junto de um bando de indivíduos de uma categoria estranha aos da maioria que impede uma das poucas ferramentas de defesa que a sociedade teria a sua disposição. A resposta está justamente na verdadeira motivação dessas ditas e tidas instituições e seus ostentadores: defender causa e interesses próprios e de seus semelhantes.

Agora surgem questões: Primeiro: vivemos em uma democracia? Vamos mais longe. A democracia criada pelos europeus os quais são famosos por seus abusos autoritários e até mesmo étnicos existe de fato? A democracia não seria apenas um mero instrumento de manipulação eficiente por dominar sem ser percebido pelo dominado?

Outro incômodo: o capitalismo não seria uma forma sutil de escravizar sendo tão indolor quanto a democracia? Ambos se completam sendo causa e causador em troca contínua de papeís.

A lei do Ficha limpa que deveria ter sido aplicada já nas eleições de 2010 ficou para ser discutida em 2011 e logicamente num raciocínio normal deveria ser aplicada em 2012. Mas por que o  nosso tão digníssimo Tribunal de Justiça que tem o título de superior não o fez valer? Engraçado...

Se estamos numa suposta democracia e num suposto governo popular desde 1985 com o fim do Regime Militar e sendo o povo (aquele mesmo que vota nestes indivíduos fantasiados com ternos e ainda trabalha para sustentar suas luxúrias, orgias e outras desregradas e desgraçadas atitudes) favorável a citada lei que desinfetaria Brasília e consequentemente as outras cidades do país desses verdadeiros vermes e outros germes menores não teve sua vontade respeitada? Engraçado se não fosse trágico.

Morremos em hospitais públicos num SUS que agoniza. Temos uma polícia mal paga e equipada e como se não bastasse despreparada técnica e moralmente. Nossa educação é piada frente a países até menos expressivos. Inventam índices surreais e que são divulgados por nossa dubil e precionada imprensa maquiando o que de fato acontece.

Vemos nossos jovens afundando nas drogas aquelas que eles mesmos não são competentes para banilas e em boa parte das vezes são até coniventes chegando a participar. Querem reduzir a idade para prenderem criminosos de 16 anos. Nessa lógica burlesca, teremos em poucos anos mais presídios do que hospitais, mais delegacias do que escolas e mais gente presa do que solta. É mais fácil esconder o problema debaixo do tapete ou seja nos presídios do que resolvê-los. Em pouco tempo não será novidade darem aos presidiários o direito ao voto para que atraves deles possam vir a serem eleitos. Seria até justo. Pois estariam os presos votando nos representantes de sua classe.

Agora pense: democracia existe mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não poderão conter agreções de qualquer natureza. O conteúdo será avaliado pela redação e publicado.

Leia agora.

Colunas.